Aparelho para limpeza de pele, saiba como funcionam

Quem está interessada em manter a saúde e a beleza da pele, sabe o quanto alguns cuidados são fundamentais, não é mesmo? E a despeito de todos os cremes e cosméticos existentes no mercado, o primeiro e principal cuidado obrigatório é com a limpeza.

Isso mesmo: limpeza de pele. Afinal não adianta usar diversos cremes e produtos quando você deixa de lado o fundamental. Uma boa limpeza de pele prepara cútis para receber os produtos e aproveitá-los ao máximo, sejam eles cremes, máscaras ou maquiagem. Essa higienização mais rigorosa também serve para desintoxicar, remover as células mortas e reduzir a oleosidade da pele. Ou seja, uma ajuda e tanto.

E sendo um cuidado fundamental, é sempre possível buscar novas maneiras de aprimorá-lo. Atualmente o maior aprimoramento nesse sentido são os gadgets para limpeza de pele: aparelhos eletrônicos que prometem dar uma super ajuda no intuito de deixar a pele limpa, jovem e bonita. Mas você sabe como funciona e, o principal, se vale a pena investir?

Aparelhos para Limpeza de Pele:

Os aparelhos para limpeza de pele nasceram com o intuito de serem específicos para limpeza e esfoliação facial. Normalmente o kit que compõe o produto completo contém uma base e quatro escovinhas: para pele sensível, normal, massagem e tonificante e outra para hidratação e esfoliação.

São normalmente divididas em dois tipos (as que giram e as que ‘vibram’) e prometem uma limpeza até seis vezes mais efetiva e profunda em comparação a limpeza manual.

Aparelhos giratórios: São aparelhos que promovem polimento, ou seja, esfoliação. E por isso mesmo devem ter seu uso limitado dependendo do tipo e das condições da sua pele. Isso porque a esfoliação é profunda, removendo a camada de pele morta que fica por cima. Seu uso prolongado e frequente pode acabar deixando a pele muito fina pois passará a remover a pele saudável também. Com isso, no fim você acabaria prejudicando sua pele a médio e a longo prazo.

Aparelhos com movimentos sônicos: Esses aparelhos tem uma sensação que parece ser de vibração, porém eles fazem movimentos oscilatórios, que conseguem penetrar nos poros e retirar a sujeira, promovendo assim uma limpeza mais eficiente do que lavar o rosto conforme fazemos normalmente.

Alguns dos produtos desse tipo mais conhecidos no mercado são o Ayvo, (vendido pela Polishop), o Olay Professional Pro X, Neutrogena Wave Sonic, Clarisonic e Skin Sonic.

Como usar os aparelhos para limpeza de pele?

Cada aparelho contém instruções específicas de uso em sua embalagem, porém os passos básicos são simples: com a pele umedecida, você deverá aplicar sabão neutro na espuma ou na escova que estará sendo utilizada no aparelho e fazer a limpeza. Isso é o suficiente.

Talvez você queira incrementar o uso e pense em acrescentar produtos esfoliantes, mas não faça isso. A limpeza promovida pela espuma ou pela escovinha é o bastante, portanto não se arrisque a fazer algo mais por conta própria, pois haverá o risco de causar lesões e deixar a pele fragilizada ao invés de ajudá-la.

Posso limpar a pele com aparelho todos os dias?

A frequência do uso do aparelho vai depender de vários fatores, sendo que o principal deles é a palavra de um dermatologista: isso porque cada pele tem uma particularidade, assim como cada tipo de produto tem suas variações, portanto a rotina de cuidados de sua amiga ou daquela pessoa que resenhou o produto na internet pode não ser o mais adequado para o seu caso.

Caso você não possa contar com um dermatologista para a devida orientação, utilize o produto no máximo três vezes por semana, especialmente naqueles dias no qual passou tempo demais de maquiagem ou esteve muito exposta a poluição.

Usar o aparelho com mais frequência que o indicado pode acarretar problemas como aumento da oleosidade da pele (e consequente aumento da acne), perda de elasticidade e até mesmo descamação e outros tipos de lesão como hematomas e cicatrizes.

Dicas para uma boa limpeza de pele:

Caso você ainda não possa contar com esses aparelhos de limpeza de pele, continue cuidando de sua pele da forma possível. Veja só como garantir uma boa limpeza de pele:

  1. Hora de higienizar: Limpe a pele com sabonete neutro, aplicando o produto na palma da mão úmida e massageando o rosto, em movimentos circulares. Essa primeira lavagem vai eliminar os vestígios de poluição, oleosidade e maquiagem.
  2. É hora do tonificante: trata-se de um produto que age de maneira mais profunda e alcança os lugares onde o sabonete não conseguiu surtir efeito, ajudando a controlar o equilíbrio do nível de oleosidade da pele. O tipo de tônico deve ser escolhido de acordo com a sua pele. Se a pele for normal ou seca, tônicos hidratantes; caso seja oleosa, opte pelo adstringente. Basta aplicar o tonificante em uma bolinha de algodão e massagear a pele em movimentos circulares.
  3. Hora de esfoliar: O esfoliante é um velho conhecido nosso, mas vale lembrar que mesmo na esfoliação caseira, você deve ter cuidado para não exagerar na força e na pressão para que a pele não seja lesionada. Do mesmo modo, a frequência da esfoliação e o tipo de produto a ser utilizado depende da sua pele. No mais, basta aplicar o esfoliante na pele úmida e espalhar o produto com movimentos circulares. Ao fim, enxague com água morna.
  4. Por fim, hora de hidratar: O creme hidratante é um dos grandes amigos da mulherada, desde que ele seja do tipo adequado a sua pele. Uma vez que você tenha o produto certo em mãos, aplique-o seguindo os traços do rosto, puxando do centro para cima. O efeito dessa massagem é semelhante ao lifting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *