Cuidados com a pele do rosto, como cuidar

Quem é do time das vaidosas tem um cuidado imenso com o rosto, não é mesmo? Afinal, ele é quase sempre o principal alvo dos primeiros olhares de qualquer pessoa. Com isso é normal ir para frente do espelho, procurando sinais de marcas do tempo, de efeitos do estresse do dia-a-dia e também de maneiras de contornar todos esses problemas.

Cuidados-com-o-rosto-001

Assim como métodos para conquistar a silhueta perfeita, a pele do rosto também é assunto de inúmeras dicas e tratamentos muito promissores. As opções são várias e também dependem exclusivamente do quanto você está disposta a investir. Algumas delas são bem simples, como pequenos cuidados e máscaras caseiras feita com material que todas nós temos em casa até procedimentos mais sérios que envolvem profissionais especializados e tratamentos com agulhas e também mais custos.

Seja qual for o seu caso, é sempre indicado saber de algumas dicas valiosas para manter os cuidados com a pele do rosto em dia.

Protetor Solar Sempre!

Cuidados-com-o-rosto-002

Achou estranho essa ser a primeira dica? Pois bem, trata-se de um cuidado fundamental. Por mais legal que seja pegar um solzinho e por mais preguiça que você sinta em aplicar o protetor solar com frequência, a exposição da pele aos raios UVA e UVB sem a devida proteção é a grande responsável pelos terrores das vaidosas, que são o envelhecimento e as manchas na pele. Portanto deixe a preguiça de lado e invista em protetor solar de no mínimo FPS 30, sendo que essa proteção pode aumentar de acordo com as necessidades de sua pele.

Cuidado com a água do banho:

Cuidados-com-o-rosto-003

A temperatura da água do banho muitas vezes pode acabar atrapalhando o objetivo de ter a pele sempre bela. Isso porque a água quente pode desidratar e ressecar a pele, e a longo prazo até mesmo causar flacidez.

Cuidado ao lavar o rosto:

Cuidados-com-o-rosto-004

Estar com a pele limpa é sempre importante, mas lavar o rosto várias vezes ao dia pode acabar resultando em efeito contrário. Quem tem a pele oleosa, por exemplo espera que lavar o rosto várias vezes possa evitar ou amenizar a acne, quando a verdade é que as coisas não funcionam assim e acabar até mesmo aumentando a oleosidade da pele. O correto é lavar no máximo duas vezes ao dia.

Use sabonetes específicos:

Cuidados-com-o-rosto-005

Muita gente pensa que pele é tudo igual, ou seja, que a pele do rosto deve receber os mesmos cuidados que a do corpo, especialmente no momento da higiene e reserva maiores cuidados somente com o uso de cremes e fórmulas com promessas rejuvenescedoras e milagrosas. Mas esse não é o caso já que o uso de qualquer tipo de sabonete pode acabar deixando a pele do rosto ressecada e sem vida.

O investimento em um produto mais específico sempre vale a pena. Mas nesse caso é preciso escolher de acordo com as necessidades de sua pele e não de acordo com as promessas do cosmético. Verifique qual o seu tipo de pele e escolha aquilo que for mais adequada para ela. Por exemplo, se você tem a pele seca, aloe vera e camomila atuam em manter a hidratação por mais tempo. Já se a pele for oleosa, os produtos que contém ácido glicólico, ácido salicílico e enxofre podem remover o incômodo do aspecto engordurado sem ressecá-la excessivamente.

Use hidratantes específicos também

Cuidados-com-o-rosto-006

Já mencionamos que a pele do corpo e a pele do rosto são diferentes no que diz respeito aos cuidados. Portanto não apenas o sabonete como o hidratante utilizado também deve ser específico. E não é frescura: a pele do rosto quase sempre é mais oleosa que a do corpo, portanto o resultado pode acabar sendo pele engordurada e obstrução dos poros: grande chance de acne a vista.

Uma opção também é fazer o uso de produtos cosméticos revitalizadores, para prevenção de rugas e hidratação do rosto, como o creme revitalizador Liftderma.

Faça esfoliação!

esfoliante-caseiro-001

A esfoliação é um processo estético que remove a primeira camada da derme e elimina as células mortas, deixando a cútis mais suave, lisa e com melhor aparência. Veja aqui como esfoliar o rosto. Porém, embora seja vantajoso, é claro que não deve ser feito todos os dias. Por mais que seja um tratamento que pode ser feito em casa sem maiores problemas, ele exige cuidados específicos para evitar ressecamento excessivo, alergia e outros problemas. Há um tempo de pausa entre um procedimento, sendo de no mínimo uma semana entre uma esfoliação e outra (ou mais, de acordo com as necessidades da pele) e também cuidados ao escolher a fórmula ou os ingredientes corretos, já que é preciso levar em conta o tipo de pele.

Não durma com maquiagem

Cuidados-com-o-rosto-007

As vezes você chega em casa cansada e está cheia de preguiça de tirar a maquiagem antes de dormir, não é mesmo? Ok, o cenário é comum mas a realidade é que isso prejudica a pele. Por mais leve que sejam os cosméticos utilizados eles impedirão que a pele respire normalmente durante o sono e obstrui os poros. O resultado? Pode provocar aumento da oleosidade e surgimento de espinhas. Portanto lembre-se sempre de remover a maquiagem: são apenas alguns minutinhos, mas que farão a diferença no futuro.

Consulte o dermatologista:

Cuidados-com-o-rosto-008

É comum encontrar produtos e tratamentos que prometem toda a sorte de milagres, porém é necessário consultar um dermatologista para garantir que o tratamento ou o produto escolhido surta os resultados desejados ou para verificar se representam a melhor escolha possível para o caso. Por mais eficientes que possam ser segundo as propagandas ou pelos relatos de quem já utilizou, os resultados podem ser variáveis, portanto não tome providências para tratamentos sérios por conta própria, especialmente contra espinhas.

2 comments

  1. Olá , gostei muito do seu blog , tem dicas muito boas de procedimentos , estão de parabéns com o blog . Adoro o peeling de cristal e falo como usuária e também como profissional . Sou Técnico em estética há 25 anos . Tive que me afastar da minha profissão infelizmente , Fazem 5 anos que tive câncer de mama e tive que fazer mastectomia total e isso me impede de forçar os braços , mas estou muito bem ! Tenho muitos protocolos de tratamentos para pele do rosto e do corpo , para verão e inverno . Se vocês se interessarem posso escrever alguma coisa para vocês . Tenho um blog novo , que também fala sobre pele , mas de uma forma um pouco diferente . Está crescendo devagar … rsrs .
    Um Abraço !
    Hellena Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *