Tipos de pele e suas características, conheça!

Toda mulher vaidosa sabe que os cuidados com a pele são fundamentais para que os esforços em prol da aparência possam valer a pena. Não faltam dicas, cosméticos e procedimentos estéticos para deixá-la com a aparência mais jovens, para deixá-la livre de cravos, espinhas, rugas ou marcas de expressão. Mas para que todos esses esforços sejam direcionados corretamente é fundamental saber qual o seu tipo de pele.

Tipos-de-pele-001

Sim, isso mesmo. Cada um dos tipos de pele apresenta diferentes características que devem ser levadas em conta para oferecer os melhores cuidados e tratamentos disponíveis. Do contrário é possível que esses procedimentos possam não surtir resultado ou até mesmo piore o problema.

Quer identificar os diferentes tipos de pele e descobrir quais os cuidados que elas exigem? Pois bem, então você está no lugar certo.

Principais tipos de pele:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia os principais tipos de pele são: normal, seca, oleosa e mista. Veja agora suas principais características:

Tipos-de-pele-005

Pele normal: A pele normal é a menos frequente. Apresentam textura aveludada e saudável, bem como boa elasticidade e taxas de gordura natural. Também apresentam poros pequenos, pouco visíveis, aspecto rosado e baixa propensão ao aparecimento de espinhas e manchas em geral.

Pele seca: A pele seca tem poros pouco visíveis e pouca luminosidade. É caracterizado pela perda de água em excesso, assim como apresenta maior propensão a descamação, vermelhidão, aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A condição de propensão ao ressecamento pode ser causada por fatores genéticos, hormonais ou até condições ambientais.

Pele oleosa: É caracterizada pela produção de sebo maior que o normal. Apresenta poros dilatados e, devido a oleosidade excessiva, maior provabilidade de acne, cravos e espinhas. Assim como no caso da pele seca, ela pode vir a ficar oleosa por alterações hormonais e também ambientais.

Pele mista: Trata-se do tipo de pele mais comum. Ela é caracterizada por poros dilatados e aparência oleosa naquilo que denominamos de zona T (testa, nariz e queixo) e de pele seca nas extremidades além da xona, que seriam as bochechas. Ela também apresenta uma espessura mais fina, o que a torna mais suscetível a descamações e ao aparecimento de rugas finas e envelhecimento precoce.

Embora não conste na classificação determinada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, também há na classificação a chamada pele sensível:

Pele Sensível: Trata-se de um tipo de pele bastante frágil e irritável e que fica facilmente com tom avermelhado, e apresenta coceira, mancha, ardor e sensação de picada após situações como aplicação de novos produtos assim como outros fatores ambientais: exposição prolongada a vento, sol e frio e uso excessivo de cosméticos.

Esse conhecimento é importante para determinar quais são os produtos e formas de tratamento para garantir resultados mais eficazes.

Cuidados adequados para cada tipo de pele

Descubra agora tudo o que você precisa saber para cuidar de sua pele adequadamente: limpeza, maquiagem e protetor solar.

Pele normal:

Tipos-de-pele-002

Limpeza: Para a limpeza utilize sabonete neutro ou loção de limpeza e finalize com tonificante suave e sem alcool.

Maquiagem: Bases translúcidas e hidratante tinto são ideais. Já o blush deve ser em pó, mousse (traz acabamento mais natural) ou cremoso (para acabamento acetinado).

Protetor solar: O protetor solar para pele normal deve ser em emulsão ou creme pois não deixam o rosto com a sensação de que está repuxando, porém é indicado usar hidratante quinze minutos antes de aplicar o protetor..

Pele seca:

Tipos-de-pele-004

Limpeza: Dê preferência a leites ou loções de limpeza. Outros tipos de limpadores, como soluções alcoolicas ou adstringentes ou sabonetes podem ser agressivos demais.

Maquiagem: Para pele seca use base líquida, cremosa ou com consistência de mousse. Já sobre o blush ele pode ser líquido (efeito transparente), cremoso (para acabamento acetinado) ou mousse (para aparência mais natural).

Protetor solar: Assim como no caso da pele normal, o protetor solar para pele seca deve ser em emulsão ou creme pois não deixam o rosto com a sensação de que está repuxando, porém é indicado usar hidratante quinze minutos antes de aplicar o protetor.

Pele oleosa: 

Tipos-de-pele-006

Limpeza: Água e sabonete são os produtos mais indicados. Loções adstringentes e géis esfoliantes podem ser indicados para uso semanal. Sabonetes antissépticos são uma boa, mas não devem ser utilizados diariamente para que ele não remova componentes necessários a pele. Já outros produtos devem ser indicados por um dermatologista.

Maquiagem: É importante que a maquiagem seja oil free (livre de óleo). Então utilize bases compactas (em pó ou bastão) ou líquidas oil free. Já o blush em pó disfarça a oleosidade.

Protetor solar: Para quem tem pele oleosa os produtos com consistência em gel ou à base de água são os melhores pois não acumulam nos poros.

Pele mista: Tipos-de-pele-003

Limpeza: Loções desengordurantes são a melhor solução, sendo que apenas a zona T deve receber adstringentes

Maquiagem: Basicamente é a mesma coisa dos cosméticos para pele normal: Bases translúcidas e hidratante tinto são ideais. Já o blush deve ser em pó, mousse (traz acabamento mais natural) ou cremoso (para acabamento acetinado)

Protetor solar: A recomendação é a mesma dada para quem tem pele oleosa: produtos em gel ou à base de água são os melhores pois não acumulam nos poros.

Pele sensível:

Tipos-de-pele-007

Limpeza: Devem ser utilizados produtos sem alcool em sua fórmula de composição. Cosméticos tônicos ou adstringentes devem ficar fora da necessaire.

Maquiagem: A base a ser utilizada deve ser mineral enquanto o blush deve ser mineral ou em mousse.

Protetor solar: O protetor solar para pele sensível não deve conter óleo em sua fórmula.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *